O MEU CAMINHO DO SIM!

Olá! Meu nome é Flávia Leão e eu sou uma Guerreira sem Armas!

Como eu já contei pra vocês aqui, o Guerreiros Sem Armas é uma experiência de profunda transformação.

Trata-se de um curso internacional que reúne 60 pessoas de diferentes países que buscam transformação e querem ser parte dela. Nele, os participantes aprendem na interação com uma comunidade real, onde o saber compartilhado de todos é a base para se construir sonhos coletivos. E a Filosofia Elos se apresenta como linha guia para transformar pessoas e relações em qualquer contexto social.

O processo seletivo e formativo consiste nas seguintes etapas: o CAMINHO DO SIM, o JOGO DA ABUNDÂNCIA, a  IMERSÃO e o CAMINHO DE EXPANSÃO.

Agora eu vou contar pra vocês como foi o meu CAMINHO DO SIM! Vamos lá?




Caminho do Sim - A seleção para o Guerreiros Sem Armas é feita através desse jogo, durante o qual as tarefas são divulgadas em uma plataforma online, mas o objetivo é a realização de cada uma delas no mundo real. Ao final do processo, percebemos que a materialização dos nossos sonhos é possível, onde estamos e com o que temos AGORA. 





Em novembro de 2016 iniciei o meu Caminho do Sim. De lá pra cá, foram tantas ações desenvolvidas, tantas pessoas impactadas, tantas vidas transformadas! Pra mim, só de ter participado de tudo isso já teria valido a pena.


Durante 18 dias me conectei com outros jogadores e juntos realizamos ações coletivas no mundo real. Esta fase consistia em 5 passos, que duravam de 3 a 7 dias.

Em cada passo, eram disponibilizadas quatro portas, e em cada uma delas estava um desafio. Durante o passo 2 (mudanças coletivas), por exemplo, consegui arrecadar peças de roupas, sapatos e brinquedos que foram doados para o bazar organizado pelo Centro de Educação Infantil Jaime Rodrigues Branco.

Sem sombra de dúvidas, a ação mais impactante pra mim foi o passo nº 4: mostrar que um processo seletivo pode ser colaborativo, ao invés de competitivo

Em 7 dias, com a ajuda de grandes amigos e profissionais de excelência, consegui mobilizar uma ação de revitalização da horta do Serpaf (Serviço de Proteção ao Menor e à Família), que atende cerca de 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Sete Lagoas. Foi feita uma divulgação no facebook para a arrecadação de materiais e conscientização da população sobre a atividade. 




Os alunos da oficina de Artes adotaram a horta e se divertiram muito ajudando na limpeza do local.























Os alunos da oficina de Artes e os parceiros do curso de pintura do Estação Juventude arrasaram na revitalização da horta! Pintaram o muro, construíram um caminho de madeira e idealizaram uma estrutura para um futuro jardim vertical.



A ação ainda continua este ano. Estamos programando oficinas de artes e grafite e um momento de intervenção artística nos muros da nossa horta. 


O Caminho do Sim é uma etapa que por si só já nos faz refletir sobre como podemos causar mudanças de impacto em pouco tempo e com poucos recursos. Como parte dos desafios, foram gravados diversos vídeos, que podem ser acessados no YouTube. Basta procurar por: GSA 2017 Flávia Leão.

Em janeiro de 2017, recebi a mensagem mais esperada de todos os tempos:
Após uma conversa agendada com os organizadores, pelo Skype, fui selecionada para a próxima fase: o Jogo da Abundância.

.


Comentários